MESTRADO EM LINGUÍSTICA
Objetivo:

O Programa de Mestrado em Linguística da Universidade de Franca - recomendado e aprovado pela Portaria Ministerial no. 524, de 29/04/2008 - é o primeiro nessa área de conhecimento e em funcionamento na região de Franca. O objetivo do programa é promover pesquisas sobre a linguagem em sua dimensão textual e discursiva, formar pesquisadores e profissionais de Letras e áreas correlatas para a docência do ensino superior e para outros campos de atividade profissional relacionados  à linguagem. O curso centra-se nos estudos sobre o texto e o discurso. Nesse contexto, procura-se caracterizar, explicitar a língua em uso, relacionar a língua com  a enunciação,  a comunicação,  as variabilidades e restrições do contexto social. O curso organiza-se em duas linhas de pesquisa: (1) Discurso: sentido, comunicação e representação: centra-se nas reflexões e atividades que se ocupam da descrição e explicação do discurso, entendido, a depender dos quadros teóricos adotados, quer como materialidade sócio-cultural e histórica, quer como organização do sentido de certa maneira independente de sua manifestação verbal ou não-verbal; (2) Processos e práticas textuais caracterizações e abordagens teóricas: ocupa-se do texto (conceito, nesse outro contexto, nem sempre necessariamente distinto do de discurso), dos procedimentos particular e propriamente linguísticos que respondem pela textualização e presidem as práticas linguísticas. A duração do curso é de 24 meses, sendo necessários 12 meses para o cumprimento de disciplinas e desenvolvimento do projeto de pesquisa e 12 meses para qualificação e redação final da dissertação. Os 120 créditos necessários para titulação serão cumpridos conforme o  Regulamento do Curso.

Público Alvo:

Profissionais de Letras e áreas afins (como Direito, Comunicação Social, Publicidade, Jornalismo, Psicologia, História e Pedagogia).

Selecione uma turma e inscreva-se:
Unifran "Mestrado em Linguística" (Aulas às sextas-feiras das 14h às 18h e aos sábados das 08h às 18h (quinzenalmente)) - Turma: 1800024