PALESTRAS - PALESTRA CARBON NANOTUBE AS (BIO)SENSOR - DEVELOPING A COST-EFFECTIVE THEORETICAL APPROACH
Público Alvo: Alunos e interessados
Data : 03/06/2016
Local: Anfiteatro do Júri

PALESTRA

Data: 03 de junho de 2016
Local: Anfiteatro do Júri

Nanotubos de carbono de parede simples (Single-wall carbon nanotube - SWNTs como são conhecidos em inglês) são candidatos potenciais para uma grande variedade de aplicações em biociência, como biossensores, por exemplo. Estudos Teóricos/Computacionais podem auxiliar no entendimento das principais características decorrentes da funcionalização (não covalente) de nanotubos de carbono por biomacromoléculas. Entretanto, estes estudos requerem uma grande infraestrutura computacional e podem não serem exequíveis mesmo considerando instalações modernas de alta eficiência. Uma das soluções é o desenvolvimento de novas abordagens computacionais. Neste sentido, estamos desenvolvendo uma técnica confiável, denominada "Segmentation and Additive Approach (SAA)", a qual é capaz de analisar as interações entre biomacromoléculas e os nanotubos de carbono (SWNTs).

Responsável
Dr. Tapas Kar - Department Of Chemistry and Biochemistry, Utah State University, USA.